segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O caipira e sua canção desvairada do exilío




Minha terra tem mandioca
e café e cana doce
tem enxada e foice afiada
como os olhos de qualquer vizinho

Meu sítio donde trabalho
dá mais fruto do que a vó
E não tem máquinas mecânicas
que separam o homem da terra

Meu trabalho é duro, árduo
não é como na tua terra
O estrangeiro me sufoca
e me tira a pá das mãos

Lá não toco na batata-doce
na jaca, no melão
Lá não tenho a licença poética
de arar com as unhas grandes
Lá não piso com os pés
- eles são todos de ferro ou dum diabo qualquer!

Minha terra tem serviço
pra homem, mulher e criança
Tem mato grande e carrapicho
pra deixar a calça enfeitada
Tem cigarro de palha e rapé
que ajudam na dor da Derradeira

Tem labuta boa
cantada por cururu
Tem o senhor Jesus
e o Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário